Pular para o conteúdo principal

Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 5

Fonte da figura: 
http://www.imgrum.net/user/jovenstjs/2180465406 


Evidências de que a guarda do sábado semanal começou após a saída de Israel do Egito

 Êxodo 16:22, 23, ALA: Ao sexto dia, colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e os principais da congregação vieram e contaram-no a Moisés. Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte.”

    Acha que seria necessária essa explicação se a guarda do sábado semanal tivesse sido instituída milênios antes, desde a criação de Adão? É evidente que, se a lei da guarda do sábado já existisse, não haveria necessidade de avisar: “Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR.” Além disso, os “principais da congregação” não iriam buscar explicações com Moisés sobre o motivo de terem colhido maná em dobro, pois saberiam que isso se devia a que no dia seguinte não haveria maná por ser um dia de descanso sabático. Mas, como não havia nenhuma lei sobre a guarda do sábado antes dessa época, foram necessárias tais explicações.

Êxodo 16:25-27, ALA:  “Então, disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto o sábado é do SENHOR; hoje, não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele, não haverá. Ao sétimo dia, saíram alguns do povo para o colher, porém não o acharam.”

Novamente, a explicação de Moisés e a reação do povo mostram que a lei da guarda do sábado era inteiramente nova para eles.

Êxodo 16:28-30, ALA: “Então, disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Considerai que o SENHOR vos deu o sábado; por isso, ele, no sexto dia, vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. Assim, descansou o povo no sétimo dia.”

Alguns buscam nessas palavras argumentos para tentar provar que a guarda do sábado já havia sido dada antes. No entanto, esse não é o caso. Antes desse evento, Jeová já lhes havia dado “mandamentos” e “leis”, como mostrado nos artigos anteriores desta série.[1] Quanto à declaração “o SENHOR vos deu o sábado”, isso não indica que tal lei havia sido dada milênios antes, mas sim, como mostra o contexto, havia sido dada no dia anterior. Observe que houve necessidade de muita explicação para o povo entender essa nova lei. Somente após tudo isso é que “descansou o povo no sétimo dia”.

Números 15:32-36, ACRF: “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.

Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.”

Essa é mais uma passagem que prova que a lei do sábado era algo recente naquele tempo. Havia instrução quanto ao que fazer com o assassino e com o violador da circuncisão, visto serem leis bem antigas já naquela época, mas não havia instrução quanto ao que fazer com o violador do sábado, devido a essa lei ser inteiramente nova naquele tempo. – Gênesis 9:6; 17:14.

Deuteronômio 5:1-3, IBB: “Chamou, pois, Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e preceitos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprir. O Senhor nosso Deus fez um pacto conosco em Horebe [outro nome do monte Sinai]. Não com nossos pais fez o Senhor esse pacto, mas conosco, sim, com todos nós que hoje estamos aqui vivos.”

De que pacto, ou “concerto” (Al), o texto está falando? Os versículos 5 e 6 mostram que a referência é ao pacto, ou acordo, feito com os israelitas no monte Sinai, e os versículos 7 a 22 mostram que a alusão é ao Decálogo (os chamados “Dez Mandamentos”).  E Deuteronômio 4:13 mostra que a palavra “pacto” nesse contexto significa primária e principalmente o Decálogo, quando afirma: “Então ele vos anunciou o seu pacto, o qual vos ordenou que observásseis, isto é, os dez mandamentos; e os escreveu em duas tábuas de pedra.” – IBB.

Isso prova que os antepassados dos israelitas nunca receberam nenhuma lei para guardar o sábado.

Deuteronômio 5:15: “E tens de lembrar-te de que te tornaste escravo na terra do Egito e que Jeová, teu Deus, passou a fazer-te sair de lá com mão forte e braço estendido. É por isso que Jeová, teu Deus, te mandou observar o dia de sábado.” Visto que a lei da guarda do sábado foi dada como lembrete comemorativo da saída dos israelitas do Egito, não poderia ter sido dada antes desse evento.

Romanos 5:13, 14a: “Pois, até à Lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é imputado a ninguém quando não há lei. Não obstante, a morte reinou desde Adão até Moisés.”

A expressão “até à Lei” significa “até a chegada da Lei”, mostrando que tal Lei, que incluía o Decálogo, não existiu desde o começo da humanidade, e sim que ela ‘chegou’ num dado momento da história humana. Por quanto tempo ficou sem haver o minucioso código da Lei, que inclui o Decálogo? Paulo explicou: “Desde Adão até Moisés.” Ou seja, por um período de cerca de 2.500 anos, não havia nenhum Decálogo, nenhuma lei para guardar um sábado semanal.

Mesmo assim, “havia pecado no mundo”. Mas como o pecado podia ser determinado, uma vez que não havia ainda o código da Lei dada a Israel? Afinal, 1 João 3:4 declara que “o pecado é aquilo que é contra a lei”. Como mostrado neste estudo, em artigos anteriores desta série, o fato é que, embora não houvesse o conjunto de leis promulgadas a Israel, havia leis para a humanidade desde o princípio dela: leis contra apropriar-se indevidamente de algo que não pertence à pessoa (Gênesis 2:17), da união vitalícia no casamento (Gênesis  2:24), da chefia na família (Gênesis  18:12), da circuncisão (Gênesis 17:11, 12), da responsabilidade familiar (Gênesis 31:30-32), da propriedade comunal (Gênesis  31:14-16), da custódia (Gênesis  37:21, 22, 29, 30), e contra imoralidade sexual, para se mencionar apenas algumas delas. – Gênesis 38:24-26; 34:7.

  Falando de si mesmo como representando a inteira nação israelita, Paulo afirmou: “De fato, eu estava uma vez vivo à parte da lei; mas, ao chegar o mandamento, o pecado passou a viver novamente, mas eu morri.” (Romanos 7:9) Paulo estava se referindo ao décimo mandamento do Decálogo: “Não deves cobiçar.” (Romanos 7:7) Visto que essa norma foi dada no Decálogo junto com as demais nove normas, ele estava falando em especial do Decálogo. Ele mostrou que o povo de Deus “estava uma vez vivo à parte da lei”, quando tal lei ainda não existia. Após isso, ele disse que o mandamento ‘chegou’, isto é, passou a existir. Torna-se, pois, claro que a inteira Lei mosaica, incluindo o Decálogo, não foi dada desde a criação do homem; ela foi dada após a saída de Israel do Egito.

O Decálogo foi dado somente à nação de Israel

Salmo 147:19, 20: “Conta a sua palavra a Jacó, seus regulamentos e suas decisões judiciais a Israel. Ele não fez assim com nenhuma outra nação; e quanto às suas decisões judiciais, não as conheceram. Louvai a Jah!”

Amós 3:1, 2: “Ouvi esta palavra que Jeová falou a vosso respeito, ó filhos de Israel, concernente à família inteira que fiz subir da terra do Egito, dizendo: ‘Somente a vós vos conheci dentre todas as famílias do solo. Por isso ajustarei contas convosco por todos os vossos erros.’”

Assim como Deuteronômio 5:1-3 torna claro que o pacto da Lei, que incluía o Decálogo, não fora feito com os antepassados dos israelitas, os textos acima mostram que a inteira Lei foi dada apenas à nação de Israel.

Mas alguns provavelmente citarão para se opor a esse fato bíblico o texto de Isaías 58:6 e 7, que declara: “E os estrangeiros que se juntaram a Jeová para ministrar-lhe e para amar o nome de Jeová, a fim de se tornarem servos seus, todos os que guardam o sábado para não o profanarem e que se agarram ao meu pacto, eu também vou trazer ao meu santo monte e fazê-los alegrar-se dentro da minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão para aceitação sobre o meu altar. Pois a minha própria casa será chamada mesmo de casa de oração para todos os povos.”

Contudo, essa passagem do livro de Isaías não prova que a Lei havia sido dada a outras nações, o que seria uma contradição ao que diz o Salmo 147:19 e 20. Antes, o texto de Isaías 58:6 e 7 mostra que “estrangeiros” (não israelitas) podiam se converter à adoração de Jeová, tornando-se prosélitos (convertidos à fé judaica). Como exemplos disso, podemos citar Raabe, cananeia de Jericó (Hebreus 11:31; Mateus 1:5a; Tiago 1:25); Rute, a moabita (Rute 1:16; Mateus 1:5b); e Naamã, o sírio. – 2 Reis 5:17.

O próximo artigo continuará dando atenção aos vários subtemas ou ramificações de conceitos envolvidos na pergunta que tematiza essa série de artigos.


Abreviações das traduções usadas:

ACRF: Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
Al: Versão de João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida.
ALA: Almeida Atualizada no Brasil.
IBB: Almeida da Imprensa Bíblica do Brasil.


Nota:
[1] A palavra “mandamentos” não se aplica somente ao Decálogo, conforme foi mostrado no primeiro artigo desta série de artigos.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org




Comentários

  1. Tem de ter a parte com os famosos textos que os sabatistas usam para defender o a guarda do Sabado no NT e até mesmo durante o Milênio. Por exemplo, eles acham que cada vez que em Atos fala que tão se reunindo num sabado, é porque o estão guardando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que esse tema é bem extenso. Estou postando artigos que o analisam por partes. Mas esta série de artigos abordará esses textos. ]

      (Eu gostaria que você enviasse o seu e-mail para o meu e-mail: oapologistadaverdade@gmail.com)

      Abraços.

      Excluir
    2. "Por exemplo, eles acham que cada vez que em Atos fala que tão se reunindo num sabado, é porque o estão guardando."

      Com certeza que discordo disso, é totalmente NON SEQUITUR, mas já que começastes a série de artigos com o tema, esses detalhes são algo que não poderão faltar; já que fazem parte da tentativa de apologia feita pelos mesmos. (que por exemplo dizem que Paulo =em certos textos- ao criticar os que tavam ainda presos aos sábados. esses "sábados" em questão não era o setimo dia semanal e sim outros sábados cerimoniais ...)

      Excluir
  2. olá estou pesquisando sobre esse assunto e pra mim tem sido difícil de entender por exemplo se a lei foi anulada por meio da nova aliança porque é que quando cometemos erros contra a lei continuamos sendo acusados de transgressores da lei e pecadores? como se explica isso se a lei de fato foi anulada? se somos tachados de pecadores contra a lei como é que ela foi anulada ? se continua vigorando os seus mandamentos?como é isso poderia mim explicar por exemplo o mandamento não roubarás quando alguem rouba ele é acusado pela lei como transgressor e pecador contra a lei como pode ele ser acusado por uma lei que foi eliminada? como pode isso?e se Deus acusa alguem de pecador contra um mandamento que foi anulado como é isso? não entendir isso direito ao mesmo tempo que a lei de mandamentos não vigora mais ao mesmo tempo somos acusados e considerados transgressores de uma lei que foi anulada como pode isso? poderia mim explicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José:

      Não somos acusados de pecadores pela Lei dada a Israel, uma vez que ela não vigora mais. Somo acusados de pecadores pelos mandamentos cristãos, aos quais estamos sujeitos. Veja neste site o artigo Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 7.

      Excluir
  3. Tenho aprendido muito com esses artigos. Minha bíblia de estudo está cheia de anotações. Muito obrigado, irmão!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

𝐄𝐒𝐓𝐄 É 𝐔𝐌 𝐒𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐍Í𝐕𝐄𝐋 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐎. 𝐀𝐎 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑, 𝐔𝐒𝐄 𝐋𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐀𝐂𝐀𝐃Ê𝐌𝐈𝐂𝐀, 𝐒𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐎𝐒, 𝐒𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐈𝐗𝐎 𝐂𝐀𝐋Ã𝐎. 𝐍Ã𝐎 𝐑𝐄𝐏𝐈𝐓𝐀 𝐎𝐒 𝐀𝐑𝐆𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐁𝐀𝐓𝐈𝐃𝐎𝐒, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐕𝐈𝐄 𝐃𝐎 𝐀𝐒𝐒𝐔𝐍𝐓𝐎. 𝐒𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐑𝐄𝐆𝐑𝐀𝐒 𝐍Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐄𝐌 𝐂𝐔𝐌𝐏𝐑𝐈𝐃𝐀𝐒, 𝐒𝐄𝐔 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓Á𝐑𝐈𝐎 𝐒𝐄𝐑Á 𝐑𝐄𝐏𝐑𝐎𝐕𝐀𝐃𝐎.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)