Pular para o conteúdo principal

Os “Dez Mandamentos” com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte 8

Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/jesus/ministerio-na-galileia/sermao-do-monte/

Por: O Publicitário do Reino


“Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Não vim destruir, mas cumprir.” – Mateus 5:17.



Como uma tábua de salvação, os guardadores do sábado gostam de citar Mateus 5:17,18 como garantia de que os Dez Mandamentos com seu sábado semanal ainda devem ser guardados pelos cristãos.

Contudo, o contexto revela que as palavras de Jesus incluíam TODAS AS LEIS, cerca de 600; e não havia distinção entre o que era “cerimonial” e “moral”. Jesus encarava todas as leis como apenas um conjunto único.[1]

Mas, vamos analisar mais alguns detalhes pertinentes.

Jesus disse que não veio destruir e lei e os Profetas.

Pense no que os profetas predisseram com respeito ao nascimento de Jesus. As profecias diziam que ele nasceria de uma virgem, na cidade de Belém e que seria traído por 30 moedas de pratas. Ora, essas profecias não foram destruídas, mas já se cumpriram; não precisamos mais esperar Jesus nascer e morrer pela humanidade.

Os profetas de fato não foram destruídos, mas estão todos registrados na bíblia para o nosso benefício e instrução. (Lucas 24:27) Por isso Jesus é chamado de “a verdade”, porque as palavras dos profetas se tornaram realidade em Jesus. – João 14:6.

Por exemplo, Jesus não destruiu a celebração da páscoa anual, aquela com a morte de um cordeiro sacrificial. Mas afastou-a do caminho por cumpri-la, tornando-se o verdadeiro cordeiro pascoal – João 1:17, 29; 1 Coríntios 5:7.

Podemos ver isso em Efésios 2:14,15: “Pois ele é a nossa paz, aquele que das duas partes fez uma só e que destruiu o muro no meio, que os separava. Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos.”[2]

 Colossenses 2:14: “E apagou o documento manuscrito que era contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós; e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura.”

Em Colossenses 2:16, o documento manuscrito que foi apagado inclui também todos os sábados, qualquer um.

Mateus 5:18 diz: “Pois, deveras, eu vos digo que antes passariam o céu e a terra, do que passaria uma só letra menor ou uma só partícula duma letra da Lei sem que tudo se cumprisse.

Jesus não disse que a Lei não passaria. Não, ele disse que não passaria “sem que se cumprisse”. Ou seja, depois de a Lei ser cumprida, ela passaria!

Em outras palavras, seria mais fácil os céus e terra literais deixarem de existir, do que Deus deixar de cumprir as suas leis, provando assim que Deus não é mentiroso ao cumprir suas promessas. – Tito 1:2.


Notas:
 [2] Em lugar de “decretos”, algumas traduções usam a palavra “ordenanças”. Sobre “ordenanças”, veja “Os ‘Dez Mandamentos’ com seu sábado semanal devem ser guardados pelos cristãos? – Parte2”.



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.




Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org






Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)